segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Reportagem Oficina Solar na ASTA na recentemente inaugurada cozinha pedagógica da ASTA

Sem dúvida um dia muito bem passado na Associação Sócio Terapêutica de Almeida. A Oficina Solar começou com a projecção do filme a Utopia do Padre Himalaya um fantástico filme documentário onde é possível conhecer um pouco mais do percurso do Padre Himalaya um verdadeiro   tributo à vida e obra de Manuel António Gomes, o Padre Himalaya, inventor genial e visionário que colocou Portugal na história das energias renováveis.
A oficina prosseguiu com a montagem da exposição de diferentes equipamentos de desidratação e cozinha solar que fizeram as delícias de pequenos e graúdos. Fomos visitados por um grupo do ATL que para pôr em práctica os conhecimentos sobre os princípios físicos dos fornos construíram um modelo de espetadinha solar com o qual conseguiram confeccionar mini salsichas. Nos fornos solares foram confeccionados alguns bolos que fizeram as delícias de todos e principalmente para aqueles que não acreditavam que seria possível tal procedimento. 
Durante a tarde a cozinha pedagógica da ASTA tornou-se num atelier onde se construiu um forno do tipo funil com a ajuda de todos . Esta oficina insere-se numa parceria que visa a concepção de desidratadores solares que serão usados para dar destino ao excesso de produção que a horta da ASTA tem nesta altura do ano. A desidratação solar é sem dúvida uma práctica muito vantajosa pois permite conservar durante um longo período ( aproximadamente 2 anos) alimentos sem ter que recorrer ao dispêndio de energia e mantendo as características nutritivas dos alimentos. No final realizam-se algumas dinâmicas de grupo brincando e lançando a boa energia entre todos.
Agradeço o fantástico acolhimento e espero regressar em breve.












Sem comentários:

Enviar um comentário